As cinco armadilhas para o cliente:
1. DESCONFIANÇA INICIAL;
2. ALÍVIO;
3. NECESSIDADE DE ATENÇÃO, REAFIRMAÇÃO E/OU VALIDAÇÃO EM VEZ DE AJUDA;
4.RESSENTIMENTO E DEFESA;
5. ESTEREÓTIPOS, EXPECTATIVAS IRREAIS E TRANSFERÊNCIA DE PERCEPÇÕES.
As seis armadilhas para o ajudador:
1. DISPOR SABEDORIA ANTECIPADAMENTE;
2. LIDAR COM ATITUDE DE DEFESA USANDO MAIS PRESSÃO;
3. ACEITAR O PROBLEMA E EXAGERAR NA RESPOSTA À DEPENDÊNCIA DO CLIENTE;
4. PROPICIAR APOIO E REAFIRMAÇÃO;
5. RESISTÊNCIA A ASSUMIR O PAPEL DE AJUDADOR;
6. ESTEREÓTIPOS, EXPECTATIVAS A PRIORI.
"No início de qualquer situação de ajuda, o relacionamento é desiquilibrado, e isso cria a possibilidade de cliente e ajudador caírem nas armadilhas derivadas desse desequilíbrio. Construir uma relação de ajuda bem-sucedida, por essa razão, requer, da parte do ajudador, intervenções que construam o status do cliente. Ao considerar como fazer isso, o ajudador, deve, primeiro, esclarecer o papel a assumir diante do cliente. Em geral, o que não é evidente é a escolha da postura do ajudador e, especialmente, o modo como essa escolha é feita tem consequência de longo alcance para o relacionamento."
Meus caros solidários, gostaria que comentassem sobre as armadilhas.
abs
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ResponderExcluirAcredito que devemos ouvir mais e construir juntos com o cliente o melhor caminho para a solução dos problemas e não vender a solução de todos os problemas.
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